![]() |
| Júpiter e Tétis, 1811 |
Análise descritiva:
Ingres cria muitos contrastes visuais entre Júpiter e Tétis deslizando em seu corpo. Júpiter é mostrado de frente para o espectador com um físico bem desenvolvido e idealizado, estando com vestes claras, aparentemente laranja, com detalhes vermelhos em suas extremidades. Ambos os braços e pernas estão elevados em simetria, sendo que o seu braço esquerdo está apoiado sobre uma nuvem e segura um bastão do outro lado. Seus cabelos e barbas são grandes e ele está usando sandália de dedo. Júpiter está sentando em um trono.
De acordo com o título da obra supõem se que a mulher representada é Tétis, ela está ajoelhada ao lado direito de Júpiter, seu rosto está levantado em direção a cabeça de Júpiter, seu cabelo é castanho e com tranças. Seus braços direito e esquerdo estão sobre o colo e o rosto de Júpiter respectivamente e em ambos os pulsos existem pulseiras vermelhas juntamente com um colar vermelho. Ela está envolta de tecidos nas cores verde e branca e as extremidades do mesmo apresentam a cor marrom, grande parte de seu tronco desnudo, assim como seu pé descalço.
A imagem apresenta três personagens secundários olhando para os personagens em evidência (Júpiter e Tétis), um falcão ao lado esquerdo de Júpiter, tem penugem da cor marrom, uma mulher no canto superior esquerdo da imagem está sobre as nuvens, debruçada em seus braços, e o rosto de um homem ao lado direito de Júpiter, de cor azul, que acaba por se confundir com o fundo da imagem, o fundo superior esquerdo está mais escudo que o direito e a base onde estão localizados apresenta figuras mitológicas esculpidas em alto relevo.
Análise interpretativa:
A posição de Júpiter em oposição à de Tétis, cria uma ideia de submissão da mulher a ele. Sua posição de soberania também atinge o observador da imagem, que é enfatizado por estar sentando em um trono aparentemente dourado entre nuvens sobre uma base com figuras mitológicas que realçam seu poder divino e nos levam a crer que ele possui muito poder.

Nenhum comentário:
Postar um comentário